Cases

19

JAN - 2016

Hospital São Vicente de Paulo ganha segurança e alta disponibilidade com solução ODA da Oracle.

   Considerado referência em saúde no sul do Brasil, o Hospital São Vicente de Paulo inova mais uma vez no desenvolvimento da sua organização, passando a integrar processos, pessoas e informações. 

   Depois de muitos anos desenvolvendo seu software de HIS internamente, a nova estratégia de TI do HSVP levou-o a adquirir o sistema de gestão Tasy, da Philips Informatics para mais de 500 usuários. Para dispor de ainda mais qualidade e abrangência, o Hospital decidiu suportar efetivamente o novo software em um datacenter próprio, adquirido assim a solução Oracle Database Appliance (ODA). Entre os motivos que levaram o Hospital a optar pela solução de Engineered Systems da Oracle, destaca-se a praticidade de um recurso completo de software e hardware capacitado e escalável, capaz de entregar a qualidade e confiabilidade requerida para o upgrade do datacenter.

   Junto da aquisição do hardware da Oracle, o Hospital passou a contar também com a utilização da plataforma de aplicação Weblogic, que proporcionará um poderoso conjunto de soluções para impulsionar o desenvolvimento da aplicação Tasy em Java.

   O planejamento do projeto iniciou-se com alguns desafios apontados pela área de TI do Hospital, que junto com as equipes Teiko e Oracle foram desenhados cenários buscando cumprir as premissas destacadas. Segundo André do Amaral, Gerente de TI do Hospital São Vicente de Paulo, “um desafio importantíssimo que tínhamos era minimizar o tempo de parada com manutenções programadas ou não, e nessa fase foi fundamental a participação da Teiko, que contribuiu fortemente com seu conhecimento na integração de projetos de missão crítica. ”

   Diante dessa necessidade, optou-se por uma estrutura de alta disponibilidade, baseada em dois sites em prédios diferentes, sendo interligados por fibras ópticas. Para distribuição das transações e controle da disponibilidade dos sites foi utilizado o Oracle TrafficDirector (OTD), realizando o balanceamento de cargas para os servidores de aplicação Weblogic. E para completar a excelência do conjunto, foram implementados clusters de servidores de banco de dados Oracle Enterprise Edition, garantindo o armazenamento seguro e a alta disponibilidade dos dados.

   Por meio dessas soluções, o hospital agora provê de alta disponibilidade para o processamento de seu sistema, cumprindo com as premissas de entregar performance e confiabilidade ininterrupta. 

   Para o Gerente de TI, “os benefícios da tecnologia envolvem qualidade e segurança em todo o processo e promovem melhoria no atendimento aos usuários e pacientes, alavancando a tecnologia da informação como ferramenta efetiva de apoio a assistência ao paciente e a gestão hospitalar. Quando temos profissionais experientes, de qualidade indiscutível alinhados as melhores tecnologias do mercado, o resultado é definido em sucesso. ”
 

Sobre o Hospital São Vicente de Paulo: 
   Fundado em 1918, o São Vicente conta hoje com 570 leitos e é fruto da visão dinâmica que reflete qualificação profissional dos colaboradores em sincronia com os avanços de novas tecnologias nas áreas de diagnóstico, medicina, serviços ambulatoriais, entre outros campos da saúde. A interação dessas características eleva o conceito do Hospital São Vicente como referência em saúde no sul do Brasil.
 

Mais Cases